terça-feira, 23 de março de 2010

Nesta última terça-feira, 23/03, o Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFG) juntamente com os Centros Acadêmicos, movimentos sociais, associações de moradores, e estudantes secundaristas, realizaram um grande ato político em defesa do transporte público e de qualidade. Mais de 500 manifestantes paralisaram o terminal da Praça da Bíblia por mais de 3 horas.

A manifestação que começou pequena, com cerca de 50 estudantes, foi tomando corpo com a adesão da população. Os populares não deixaram de manifestar a sua indignicação com relação às condições de precariedade do transporte público de Goiânia e da região metropolitana.

Além dos atrasos, da superlotação, do não cumprimento de planilhas, foram denuciados também os escandâlos de corrupção envolvendo o Setransp, as cartas marcadas da última licitação (que beneficiou praticamente as mesmas empresas), o descaso da CMTC que não cumpre seu papel de regulamentar e fiscalizar o transporte, e a negligência dos governos municipal e estadual, que recebem financiamento dessas empresas em período eleitoral.

Assim, nós do Diretório Central dos Estudantes, compreendendo o tranporte não como um serviço e sim como um bem público, defendemos o controle social legitimamente popular desse bem, através da construção de conselhos nos bairros, junto com as associações de moradores. Não aceitaremos mais que um orgão tal qual a CMTC (que não tem nenhum membro da Sociedade Civil em seu conselho deliberativo) continue a virar as costas para os usuários.

Defendemos também o Passe Livre para os estudantes e para os desempregados, e a abertura imediata de uma auditoria nas licitações que originaram a revonovação das concessões para grupos como HP e Rápido Araguaia, que movimentam rios de dinheiro, enquanto o usuário continua a se espremer nos ônibus e nos terminas.

Por isso, estudante, trabalhador, pai e mãe de família, convocamos você a continuar nessa luta conosco, pois somente indo pra rua, parando os terminais de Goiânia, conseguiremos construir o controle popular do tranporte público e assegurar melhorias para a rede coletiva de ônibus, pois ninguém melhor do que o usuário, aquele que enfrenta diariamente o caos dos ônibus, para controlar um bem que por direito lhe pertence.

"Saudações a quem tem coragem"

Luciano Alvarenga Montalvão
Diretor do DCE-UFG

Um comentário: