terça-feira, 24 de novembro de 2009

OS PROFESSORES DA UFG APOIAM A LUTA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL!!


NOTA DA ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DA UFG SOBRE O CASO DAS COPIADORAS.
18/11/2009



DEFESA DA AUTONOMIA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL DA UFG


O movimento estudantil da UFG continua lutando pela sua autonomia e pela manutenção das copiadoras sobre o controle dos Centros Acadêmicos (CA’s). A autonomia financeira do movimento estudantil é garantida com o aluguel dos espaços físicos dos mesmos para as copiadoras. Além disso, estas acabam beneficiando a comunidade acadêmica da UFG, pois oferecem serviços personalizados, mantendo uma relação de proximidade e confiança com professores, estudantes e funcionários. Chegam a ter "caderninhos de anotação" de cópias para professores e alunos, sem os quais, muitos estudantes não conseguiriam ter o texto que necessitam a tempo.

É que a Reitoria pretende retirar as copiadoras dos Centros Acadêmicos (CA’s) por meio de uma licitação com o argumento de que o espaço público deve ser legalizado. Para mobilizar os estudantes contra a medida, há duas semanas, o DCE organizou uma assembléia de estudantes, um protesto na Reitoria e uma manifestação, na qual cerca de 200 alunos paralisaram todas as copiadoras do Campus II.

O estudante Leandro Viana, diretor do DCE-UFG, acredita que a forma como a Reitoria está interferindo na gestão dos CA’s é equivocada. Ele explica que o diretório é contra o processo já que, segundo ele, a lei dispensa a licitação, quando o valor é baixo. Com o objetivo de manter o espaço das copiadoras e garantir o direito dos trabalhadores, o DCE-UFG está fazendo um abaixo assinado nos cursos, distribuindo panfletos para os alunos e utilizando a internet para divulgação de um vídeo sobre a questão. O vídeo está disponível no Youtube com o nome “Copiadoras DCE”.

Além disso, haverá um ato de entrega do abaixo assinado no próximo CONSUNI, do dia 27/11 (sexta-feira), um debate para discussão do tema e será divulgada uma carta de esclarecimento do DCE- UFG em relação ao fato. Sobre este assunto, a diretoria da Adufg manifesta-se em defesa da autonomia do movimento estudantil da UFG.



Reportagem

Soraya Mendanha dos Reis (Estágio UFG)

Fonte: Imprensa da Adufg



Nenhum comentário:

Postar um comentário